Os módulos fotovoltaicos têm longa vida útil, normalmente os fabricantes garantem 25 anos de performance, após esse período eles continuam capazes de gerar energia elétrica, porém de forma menos eficiente.
Mas e depois de encerrada a vida útil desses equipamentos?
96% dos componentes dos módulos podem ser reaproveitados e retornarem pra cadeia produtiva. Com a reciclagem, economizamos vidro, alumínio, prata, cobre, energia elétrica e água. Além dos benefícios da redução da quantidade de lixo; a melhoria do potencial econômico do setor, já que os materiais podem ser utilizados em novas placas ou em outros componentes e a geração de empregos, segundo a ABSOLAR (Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica), estima-se mais de 500 mil novas vagas até 2030.
No Brasil, os módulos solares estão enquadrados na categoria de produtos eletroeletrônicos e a responsabilidade de recuperar e reciclar os módulos cabe a fabricantes, importadores, distribuidores, comerciantes e consumidores (Lei 12.305/2010 decreto 10.240/2020). Porém, o decreto assinado em 2020 contempla apenas módulos domésticos, as usinas, com milhares de painéis, seguem sem legislação específica.
A ABSOLAR vem se dedicando a melhorar essas regras para garantir sustentabilidade não só na geração de energia, mas também no descarte dos materiais.
_____________________________________________________________________________
Na Techlux você garante kit gerador fotovoltaico personalizado. Acesse a Plataforma de Orçamentos ou converse com os Consultores de Vendas.
📞 (43) 3356-0505
Por: Silvia França