Há quem ainda se sinta inseguro sobre a durabilidade do sistema fotovoltaico instalado.
O sistema de geração de energia solar mais antigo do Brasil mostra que a energia solar é um investimento duradouro e que vale a pena, sim.
O primeiro sistema fotovoltaico integrado a uma edificação completou nesse mês de setembro, 25 ANOS de operação ininterrupta.
O gerador começou a funcionar em 16 de setembro de 1997, com 68 módulos (54 opacos e 14 semitransparentes) e 4 inversores (que em 2008 foram substituídos por apenas 1 inversor de 2,5 kW).
Possui potência instalada de 2kWp ocupa 40m2 e está localizado no Laboratório de Energia Solar Fotovoltaica na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).
Histórico
Em 1997, ao retornar ao Brasil após concluir o doutorado na Austrália e um pós-doutorado na Alemanha, ambos em energia solar fotovoltaica, o professor Ricardo Rüther teve a oportunidade de trazer da Alemanha o primeiro gerador solar fotovoltaico a ser integrado a uma edificação urbana e conectado à rede elétrica pública no país.
O equipamento foi doado pela Fundação Alexander von Humboldt, e incluiu um sistema de aquisição de dados para monitorar o desempenho do gerador solar nas condições climáticas brasileiras.
Os 68 módulos fotovoltaicos foram integrados à fachada norte do prédio do Departamento de Engenharia Mecânica da UFSC e os dados de desempenho elétrico e variáveis climáticas vêm sendo monitorados continuamente, desde então, em intervalos de cinco minutos.
A energia solar fazendo história!
Seja Integrador Techlux, cadastre-se na Plataforma de Orçamentos.