O Brasil encerrou o mês de setembro com mais um recorde no setor de energia solar. Nos primeiros nove meses de 2022, o país acumulou mais de 442,5 mil sistemas fotovoltaicos instalados no segmento de Geração Distribuída. Este ano (que ainda nem acabou) superou a marca de 2021 inteiro - que teve 430,9 mil sistemas instalados.
Segundo o Canal Solar, com base em dados públicos da ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica), a região Sudeste é a que mais adicionou instalações neste ano, com 170,6 mil conexões, com destaque para os estados de São Paulo (77,1 mil) e Minas Gerais (57,9 mil). Entre os municípios brasileiros, Florianópolis (SC) é o principal destaque do ano, com 15,2 mil sistemas instalados.
Já entre as classes de consumo, a residencial chegou a 365,7 mil sistemas FV colocados em operação (82,6% do total de 442,5 mil unidades de GD).
Com relação à modalidade de geração, são 364 mil novas conexões de sistemas instalados na própria unidade consumidora, pouco mais de 77 mil no autoconsumo remoto e cerca de 1,4 mil em geração compartilhada.
O Grande contribuinte para a intensificação da busca por sistemas de energia solar foi a aprovação da Lei 14.300 que começa a ser aplicada para quem adotar a geração distribuída a partir de janeiro de 2023.
A fonte solar ajuda a diversificar o suprimento de energia elétrica no país e a tendência é o crescimento ainda mais expressivo nos próximos meses.
É uma alegria fazer parte dessa história. Venha com a gente!
Seja integrador Techlux. Conheça nossa Plataforma de Orçamentos (acesse Área do Cliente)
Fonte: Canal Solar