Mercado agro se torna destaque para o solar no Brasil

Mercado agro se torna destaque para o solar no Brasil

Segundo levantamento feito pelo Canal Solar com alguns players do mercado, o setor agro tem sido destaque para esta nova fase da energia solar no Brasil. A procura pode chegar a 200%quando comparada aos demais anos em relação às novas taxas do uso de GD (geração distribuída) no país.

 

O agronegócio ainda é a maior demanda no país, e em geração de renda o potencial para este setor é considerado por muitos um mar de possibilidades para o solar. Em entrevista ao Canal, Fábio Delgado, diretor comercial da distribuidora Techlux, destacou a expansão da fonte solar no segmento agro. “Por meio dos nossos clientes, os instaladores, a gente vê uma procura muito grande de sistemas fotovoltaicos para atender o agro. Hoje em dia, você tem dois nichos: o pequeno produtor, que já entendeu que é um ótimo negócio e o grande produtor, que precisa de uma usina um pouco maior e está atrás de bons financiamentos”.

 

“Então, já se vê uma corrida muito grande do pequeno produtor fazendo suas implantações e o grande produtor fazendo cotação. Ambos se movimentam para encontrar um bom negócio e financiamentos adequados”, acrescenta Delgado.

 

No Brasil, já existem financiamentos que facilitam a captação para esta energia, como por exemplo o Plano Safra realizado pelo banco BNDES, que além de fomentar o mercado nacional tem sido o responsável pela entrada de muitos produtores rurais no solar.

 

“A energia solar está presente em todas as áreas do agro devido aos incentivos do BNDES e de bancos privados. Então, cada vez mais o setor solar está crescendo dentro do agronegócio. Isso é bom porque o agronegócio move o Brasil e, a partir disso, tem uma alta demanda por energia, casando perfeitamente com o mercado fotovoltaico. É um apoio gigante para o setor rural”, conta o diretor.

 

Delgado ainda destacou que um diferencial do agronegócio é que a demanda por energia elétrica é constante. “O produtor tem demanda de energia alta e está tentando cada vez mais reduzir seus custos”.

 

Solar no agronegócio mundial

A integração de sistemas fotovoltaicos no agronegócio não é algo exclusivo do Brasil, em Wanghu, no condado de Wulian, na China, um projeto híbrido foi responsável por trazer um sistema de armazenamento de energia.

 

O projeto foi desenvolvido pela fabricante Kehua Tech, onde as ervas chinesas foram plantadas sob os módulos solares gerando não apenas energia como também aumentando a eficiência energética dos recursos da terra.

 

Aqui no Brasil já existe uma movimentação por grande parte dos fabricantes e players do mercado em solucionar essa demanda. Segundo Delgado, a distribuidora Techlux já está trabalhando em soluções para este ambiente.

 

“Há uma alta demanda de projetos que chegam até nós solicitando inovações principalmente em relação ao armazenamento de energia, que tem tudo a ver com essa parte do agronegócio porque a energia que chega às áreas rurais normalmente é cheia de falhas. Muitas vezes, essas falhas custam caro para o produtor”.

 

 

**Matéria publicada no Canal Solar em parceria com a Techlux

whatsapp