Energia solar e a descarbonização do planeta

Energia solar e a descarbonização do planeta

Com o uso de energia solar no Brasil, mais de 50 milhões de toneladas de CO2 já deixaram de ser emitidas na atmosfera, de acordo com dados fornecidos pela Associação Brasileira de Energia Solar (ABSOLAR).

 

A energia fotovoltaica é renovável e uma das mais limpas, já que não emite gases poluentes, auxiliando na descarbonização do planeta, sendo importante ferramenta no combate ao aquecimento global.

 

No início deste ano de 2024 já batemos recordes preocupantes na concentração de gás carbônico (CO2) na atmosfera. Segundo a IEA (Agência Internacional de Energia), a utilização de energia solar tem potencial de ajudar o planeta a reduzir em 6 bilhões de toneladas a emissão de CO2 até 2050, mas para isso é necessário ampliação de capacidade de usinas fotovoltaicas e adesão maior da população aos painéis solares.

 

Além de ajudar a construir um planeta mais sustentável, a energia solar é essencial para movimentar a economia. Desde 2012 o setor solar fotovoltaico contribuiu diretamente com mais de R$ 200 bilhões em novos investimentos no Brasil.

 

A energia sustentável muda o mundo.

whatsapp